sábado, 27 de julho de 2013

Reunião do dia 20.07.2013 - em Salvador

Reunião do dia 20.07.2013 - no Centro de Desenvolvimento da Comunidade Negra -CDCN, no Pelourinho em Salvador/BA

Relator: Alexsandro Castanha

Presentes: Freitas, Helder Bomfim, Sergio Soledade, Rita Pinheiro, Alexsandro Castanha, Rosa Bomfim, Douglas Almeida, Lello Varques, Cristina Dactes, Jocélia Fonseca, Antonio Fernando, Débora Rocha e Débora Medeiros.

Pauta:
VIII Encontro do Fórum Estadual de cultura da Bahia
Curso de Formação Política
V Conferência de Cultura da Bahia


VIII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia – Território do SISAL

Freitas abriu a reunião pontuando a importância de concluir o pré-projeto do VIII Encontro justificando que o coordenador de cultura de Tucano (que não pode comparecer a reunião, pois teve problema com o carro no meio da estrada vindo a Salvador), não estava podendo nos ajudar por não estar ainda com o projeto em mãos. Formou-se então naquele momento uma comissão para conclusão  do projeto composta por (Douglas Almeida, Freitas e Helder Bomfim), a idéia é de enviar o projeto já na segunda 22.07.2013 para Tucano.
Antonio Fernando contou como foi a primeira visita a Tucano, mostrando através de fotos todos espaços que poderiam ser realizadas as atividades do Encontro em Tucano, Cristina pontuou a necessidade de  concentrar todas atividades em um só local ou pelo menos perto, para evitar a dispersão como houve em Canudos,  também da importância de se colocar placas de sinalização com o intuito de orientar os participantes, bem como divulgar o VIII Encontro na cidade.

Jocélia Fonceca sugeriu que se formasse uma equipe para uma nova visita  a cidade como tem sido feito nos encontros anteriores por achar precipitada a escolha dos espaços apenas por fotos. Foi marcada então uma visita técnica entre os dias 1 a 4 de agosto com a presença de Freitas, Antonio Fernando, Douglas Almeida, Débora Medeiros e Sérgio para definir melhor os espaços a serem utilizados.

Cristina e Douglas Almeida reafirmaram importância de se manter as rodas de conversas e sugeriram que fosse colocada em prática a caminhada-cortejo já pensada em outros encontros e que nunca chegou acontecer. Helder Bomfim sinalizou que a cada edição o Encontro tem apresentado um crescimento considerável e que estes provavelmente terão mais de 500 inscritos, então o ideal é se prepararmos para esta demanda.
Débora Medeiros apontou a necessidade de se criar um caixa para que o Fórum pudesse custear algumas despesas geradas pelo próprio Fórum, então sugeriu que as inscrições para os encontros fossem a partir de agora obrigatoriamente pagas com o valor de R$10,00 por participante e ainda que se fossem criados produtos personalizados com a marca do Fórum para serem comercializados, a ideia foi imediatamente acatada por todos e Rosa Bomfim,  Alexsandro Castanha e Débora Medeiros ficaram de pensar esses produtos e levar as sugestões para as próximas reuniões.


Curso de Formação Política

Douglas Almeida apresentou o programa do curso que foi formatado por ele, Freitas, Jorge Conceição e a professora Lilian Pacheco que teve como objetivo principal dos conteúdos a formação Política, Pedagógica e Cultural dos/as coordenadores/as do Fórum. As datas das aulas foram definidas de acordo com a tabela abaixo:

Módulo I
De 23  à 25 de Agosto Sex, Sab e dom.
Local à definir
Módulo II
De 13 à 15 de Setembro Sex, Sab e Dom.
Local à definir
Módulo III
De 11 à 13 de Outubro Sex, Sab e Dom.
Local à definir
Módulo IV
De 01 à 03 de Novembro Sex, Sab e Dom.
Local à definir

Rosa Bomfim que é representante da cidade de Camaçari se articulou com o prefeito e o coordenador de cultura da cidade e ele nos garantiu um ônibus caso a primeira aula do curso seja em Camaçari. Ficou definido nesta reunião também que este curso custará R$10,00 para cada participante por módulo.


V Conferência Estadual de Cultura

Freitas abriu a discussão mais uma vez lembrando a importância de se divulgar a Carta de Canudos principalmente nas redes sociais, porque o objetivo maior deste documento é fazer parte dos anais de todas as conferências de cultura que o memso for apresentado, inclusive nas etapas territoriais e na etapa estadual, para tanto, sinalizou ações importantes como a iniciativa de Rafael de Itajuípe que divulgou o documento na etapa municipal da conferência de Itajuípe, Freitas informou que já enviou a carta para os os 417 municípios da Bahia por email, porém para garantir a leitura da carta nas conferências, é importante que os membros do Fórum de Cultura participem e garantam a inclusão da Carta de Canudos nas conferências de cultura realizada nas cidades, nos territórios e na etapa estadual, marcada para os dias 04, 05 e 06 de outubro em Alagoinhas. Cristina se comprometeu em levar a carta para Itapicurú e para Conferência de Rio real que irá participar.

Próxima reunião:
Dia 29.07.2013 (Segunda Feira)
Local: Biblioteca Central do Estado da Bahia, Barris – Rua General Labatut, s/n Barris – Salvador/BA

Hora: 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário