COMO LEVAR O ENCONTRO PARA SEU TERRITÓRIO

Roteiro e Programação
Para a realização dos Encontros Fórum de Cultura da Bahia

O documento a seguir visa contribuir com o território que deseja receber um encontro do Fórum de Cultura da Bahia. Outras ideias podem ser acrescentadas no modelo de organização que apresentamos abaixo, tudo fica a critério dos/as representantes do território e do dialogo com a coordenação do Fórum de Cultura da Bahia.

Plano Estratégico para montagem de um encontro do Fórum de Cultura da Bahia
(Aberto a contribuições)

1 – Estrutura de local para realização do evento deve conter no mínimo: Auditório para 300 pessoas, alojamento para 200 pessoas, mínimo de 05 salas para rodas de conversas, 01 sala para a coordenação do Encontro, cozinha com capacidade para atender este público.
                                                                                                                                                       
Visitas técnicas na cidade sede serão realizadas para verificação das estruturas oferecida pela cidade que se propor a receber um encontro.

Temos priorizado a utilização de escolas no município sede, pois as mesmas atende minimamente essa estrutura.

2 – Mapeamento do território eleito: A equipe da cidade sede do Encontro junto com a coordenação do Fórum de Cultura da Bahia deve construir o mapeamento dos contatos das manifestações e dos agentes culturais do território sede do encontro.

3 – A realização deste mapeamento nos ajudará a construir a programação do encontro, bem como, a construção de atividades culturais que agreguem todas as manifestações culturais presentes no território.

4 – O Território deverá eleger um tema e uma logomarca para o seu encontro.  O tema e a logomarca devem ser discutidos com no mínimo 30% das cidades que pertencem ao território.

5 – É extramente necessário que o território junto com a coordenação do Fórum de Cultura da Bahia criem uma rotina de reuniões semanais para montar a programação e viabilizar as estruturas necessárias para o encontro. Além da programação político-cultural, o encontro deve garantir:

- Feira de exposição/artesanato
- Programação Cultural e Rodas de Conversas com artistas locais
- Mesa de análise de conjuntura que traga as questões relativas à política pública de cultura do território.
- Mesa com os mestres da cultura tradicional do território, esta mesa tem o objetivo de trazer os/as mestres/as da cultura tradicional para que os/as mesmos/as possam nos falar sobre as tradições do território e como os avanços da sociedade contribuíram ou não para estas tradições.
- Levantamento da Culinária local, para que a mesma possa ser incluída no cardápio do Encontro.

Função dos Coordenadores/Equipe de Produção do Encontro:
1-           Lista com os dados: nome; telefones; e-mail; cargo de coordenação e função; de todos os coordenadores disponíveis para livre acesso de todos  e entrega ao representante da cidade sede.
2-           Divisão de tarefas pré-estabelecidas aos participantes (membros) do fórum, conduzindo função específica e formação de equipe de execução.
3-           Pensar em um todo, uma organização e excluir o individualismo.
4-           Realizar um balanço de custo de cada evento realizado.
5-           Pensar em três etapas: pré - projeto / projeto/ pós-projeto.
6-           Cadastramento dos pontos de cultura da região (território a ser visitado) junto ao fórum.
7-           Apresentar o Fórum de Cultura da Bahia aos Territórios que podem vir a ser sede para o Próximo encontro.
8-           Auxiliar os representantes do Território Sede para o planejamento e execução do encontro.

Plano de trabalho (Pré Produção – Produção e Pós Produção)

1 – etapa
Visita técnica aos pontos estruturais – para escolha dos espaços
Visita técnica para reconhecimento da cidade e o território
Abertura de sugestões  de nomes para a programação ( palestrantes / grupos culturais / representantes culturais / atrações culturais e etc) Nomes e contatos
Visita aos pontos e grupos culturais
Visita aos pontos críticos da cidade para reconhecimento  para a execução das oficinas preparatórias .

2- etapa
Elaboração do plano de trabalho e equipe
Elaboração do plano estrutural  dos espaços
Elaboração da programação
Elaboração do plano de  divulgação
Elaboração das oficinas

3-etapa
Reunião para apresentação dos planos  de trabalho
Divisão de demandas orçamentárias entre o território
4-Etapa
Inicio da divulgação
Visita técnica para verificação das demandas apresentadas
Inicio das inscrições

5-Etapa
Fechamento da programação
Visita técnica de elaboração

6-Etapa
Ida da equipe do fórum para execução
Inicio das oficinas

7-Etapa
Realização do encontro
Entrega do calendário das manifestações culturais do território para o Fórum


8-Etapa
Termino do encontro
 Inicio da Pós produção

9-Etapa
Entrega de um relatório do encontro junto a prefeitura .


Pré-produção

A pré-produção, inicia-se logo após a escolha do território-sede do próximo encontro, algumas questões precisam ser respondidas/definidas:

A estruturação para a construção do próximo encontro se inicia com a criação de um calendário de reuniões e debates de formação para a construção do projeto.

1 – Formulação do Projeto
Estrutura básica do Projeto:

Capa contendo:
Título do Projeto
Tema e logomarca do projeto
Cidade e Território Sede
Comissão Executiva do Encontro
Nas brochuras deve conter:

COORDENAÇÃO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA
Apresentação do Fórum de Cultura da Bahia
A Justificativa do Encontro
Apresentação do Território e da cidade sede
Os objetivos do Encontro – divididos entre Objetivos Gerais e Específicos
Cronograma das atividades de Pré-Produção, Produção e Pós Produção
Programação do Encontro segue modelo abaixo (outras pontos e atividades podem ser acrescentados):

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA*
Inicial como exemplo item abaixo

Chegada
·         Chegada das delegações dos territórios inscritos.

 1ºdia  xx/xx - sexta-feira

 Recepção e credenciamento

   Abertura – Execução do Hino Nacional Brasileiro
   Hino do Fórum de Cultura da Bahia
   Homenagem à Cidade sede do Encontro anterior
   Homenagem a cidade sede
   Mesa de abertura -  Mestre de cerimônia /a: Representantes culturais e políticos/Manifestação cultural  e demais.

   Mesa 01 “Análise Conjuntura” – (tema da mesa).
   Facilitador/a:
– palestrantes ou oradores (mínimo de 4 participantes )
- Representantes dos municípios presentes
- Representante da Secult -
- Representante da Sociedade Civil –
- Representante da Academia –
- Representante do Conselho Estadual de Cultura

  Abertura para Debate

– Retorno a mesa

Intervenção Cultural

2ºdia  xx/xx Sábado

   Café da manhã

– Abertura e Intervenção na feira livre Economia Solidária./ Manifestação Cultural.

– Mesa 02 - Mestres da Cultura Popular: (tema da mesa).
   Facilitador/a:
– Mestres da Cultura popular regional ( mínimo de 4 participantes )
- Mediador/a
Abertura para Debate

– Retorno a mesa

– Almoço

– Rodas de Conversas (no mínimo 05)
*Os temas e nomes dos falicitadores junto com o relaese de cada roda a ser abordada deverão ser entregue com antecedência antes da data prevista para se iniciar as inscrições e divulgação.
1-
2-
3-
4-
5-
- GIRO DAS RODAS (momento de socialização das discussões nas rodas de conversas)

  Manifestação cultural

- Jantar

  VIRADA CULTURAL
(Apresentação de cantores, bandas, associadas a intervenções poéticas e recitais do Território ou visitantes)

3ºdia  xx/xx – DOMINGO

  Café da manhã
  
   PLENÁRIA DE ENCERRAMENTO  -

  Mestre de cerimônia:

  Escolha do local e data próximo  Encontro
  Aprovação da carta
  Encaminhamento do Fórum de Cultura Avaliação do Encontro
  O que ocorrer...

Intervenção /Manifestação Cultural. E/ou Caminhada Cultural:

  Almoço

  Encerramento.


*  O modelo apresentado trata-se da estrutura mínima de realização dos Encontros do Fórum de Cultura da Bahia, outras metodologias e formas podem ser utilizadas desde que discutidas entre os membros do Fórum de Cultura da Bahia, sua coordenação e os/as representantes do território sede.


Etapas da Pré Produção:

Demandas da Cidade
Alojamento (casa ou hotel) para a coordenação do Fórum de Cultura da Bahia no período do evento.
Som
A logo marca do encontro
Tema do encontro
Transporte Deslocamento no período do encontro
Hospedagem e alimentação para os representantes da visita técnica

Itens a ser apresentado:
1-      Lista de todos os convocados e convidados a participar do fórum de cultura com os dados: nome; telefones; e-mail; cidade; proposta a que foi convidado. A livre acesso de todos os coordenadores.
2-      Apresentar  informações como: nome; telefone e capacidade - dos hotéis/pousadas ou serviço de hospedagem. ( na cidade e região próxima );os meios de transporte em caso de descolamento de uma região pra outra; as agencias bancarias existentes na região (24h ou normal); os telefones uteis - corpo de bombeiro/policia/posto de saúde ; a rede de telefonia que funciona no território (oi/claro/vivo/Tim); valor da passagem rodoviária/telefone  da rodoviária da cidade/horário e dias dos ônibus e empresas para deslocamento . Informações da cidade do evento atual passadas para divulgação nas págs. de comunicação do Fórum como informativo ao público.


Demandas do Território
Divulgação e publicidade
Alimentação
Itens para o encontro
Passagens de Deslocamento da equipe de produção e palestrantes/falicitadoeres  do Fórum de Cultura da Bahia
Hospedagem para os palestrantes convidados (de fora do território)
Produção - O evento em si.
Etapas da Produção:
1-Etapa
Realização do encontro
Entrega do calendário das manifestações culturais do território para o Fórum

1-      Seguir a programação apresentada a todo custo, para um melhor desenvolvimento do Encontro.
2-      Em caso de qualquer imprevisto comunicar a coordenação central e fazer o possível para não atrasar mais o evento.
3-      Ter a responsabilidade do público convidado. Tomando pra si a responsabilidade de coordenação e produtora do evento.
4-      Explorar mais a cultura da região escolhida.
5-      Deixar em aberto aos participantes convidados que queiram expressar a sua arte (por conta própria, fora da programação do evento) a possibilidade de demandas espontâneas nas áreas públicas da cidade, com apresentações, performance, citação e etc. (‘’convite mostre a sua arte’’ pré-divulgado no site).
6-      Levar alguma atração cultural da cidade do encontro anterior para o evento atual.
7-      Estabelecer metas a serem atingidas.
8-      Obter um melhor registro (fotográfico/ filmagem) do evento pra divulgação posterior.
Obs.: esse registro pode ser usado até como demonstração para o próximo território onde ocorrerá o evento.
9-    Padronizar uma apresentação cerimonial nos eventos.
10-      Ouvir o público, sistema de questionário de avaliação. Podendo ser online na pág. do fórum.
11-      Formar fichas de monitoramento de participação do evento ( mesas / rodas e etc.)

Pós Produção

Termino do encontro
 Inicio da Pós produção

1-      Relatório Final do Encontro para ser disponibilizado a toda sociedade baiana
2-      Agradecimentos aos apoiadores e patrocinadores nas redes de comunicação do fórum.
3-      Avaliação do Encontro
4-      Prestação de contas.

DICAS IMPORTANTES:
3-      Setorizar um responsável para cada área urbana (espaço físico) utilizado no evento pelo um membro da coordenação, que se responsabilizara em manter a ordem e as demandas do espaço. Sendo que os coordenadores participantes de: mesas, mediadores, palestrantes, apresentadores. Não poderão ser responsáveis pelo cargo de setorização .
4-      Lista de todos os convocados e convidados a participar do fórum de cultura com os dados: nome; telefones; e-mail; cidade; proposta a que foi convidado. A livre acesso de todos os coordenadores.
5-      Pré estabelecer contato com os cargos políticos do espaço escolhido e conhecer as necessidades e a cultura do local, pra um melhor desenvolvimento da programação do evento.
6-      Inserir na programação oficinas especifica que atenda a toda faixa etária de público.
7-      Formata um plano de execução.  Estabelecendo um espaço estrutural, como sede onde um responsável terá a demanda de se comunicar com a equipe de setorização e vice e versa, para ajuda, auxilio e deslocação de pendencias a serem resolvidas. Sendo assim este responsável sendo sempre informado de qualquer alteração ocorrida na programação já definida.
8-      Adquirir informações como: nome; telefone e capacidade - dos hotéis/pousadas ou serviço de hospedagem. ( na cidade e região próxima );os meios de transporte em caso de descolamento de uma região pra outra; as agencias bancarias existentes na região (24h ou normal); os telefones uteis - corpo de bombeiro/policia/posto de saúde ; a rede de telefonia que funciona no território (oi/claro/vivo/Tim); valor da passagem rodoviária/telefone  da rodoviária da cidade/horário e dias dos ônibus e empresas para deslocamento . Informações da cidade do evento atual passadas para divulgação nas págs. de comunicação do Fórum como informativo ao público.
9-      Cronograma de execução para o desenvolvimento e planejamento do Encontro
(reconhecimento do território / pesquisa sobre localidade / visitas ao território / plano de divulgação / plano de estrutura / plano de programação / cronograma de execução das etapas / estabelecer datas e metas para as etapas / descrição das necessitas para o encontro / inicio das oficinas / inicio do encontro / pós-produção / prestação de contas)
10-   Divulgação – meta e objetivo. Estabelecer contato com os meios de comunicação do território pra uma melhor divulgação do evento.
11-   Lista os possíveis convidados e participantes para o evento como os participantes da feira de economia e os artistas culturais.

Decoração – Ornamentos.
1-      Criar uma apresentação fixa a mesa de abertura e evento.
painel contendo; 1- bandeira do estado da Bahia, 1 - Bandeira do fórum de Cultura da Bahia, 1- Bandeira da cidade ou território atual, 1- bandeira da cidade ou território anterior. 1 – faixa do evento atual.
2-      Um espaço decorado com itens representativos da cidade atual.
3-      Ornamentação de palco para as apresentações – apresentadas na programação.
4-      Sinalização (dos espaços – Ruas – praças ) para orientação dos visitantes e público.

Checklist: para o evento

·         Listar e confirmar a presença de autoridades convidadas.
·         Disponibilizar água e taças para a mesa
·         Organizar a mesa das autoridades e cadeiras; toalha para a mesa e decoração.
·         Verificar o estado de limpeza do ambiente.
·         Providenciar aparelhos a ser usados (apresentação /mesa)
·         Redigir protocolo de abertura da cerimônia
·         Confirmar quem será mestre-de-cerimônias
·         Verificar a sinalização do espaço e o sistema de informação.
·         Providenciar e testar multimídia (telão, Datashow, projetor, computador, vídeos).
·         Providenciar e testar sonorização (microfones e caixas de som)
·         Verificar infraestrutura (ar-condicionado, energia elétrica, verificação de banheiros, emergências).
·         Confeccionar material de apoio (pastas, crachás, canetas, blocos, pen drive, brindes).
·         Analisar se há necessidade de decoração (malhas, plantas ornamentais, arranjos, faixas).
·         Providenciar o material necessário (oficinas/rodas/etc.)

·         Material gráfico (Fichas de inscrição/Folhetos/Papel e envelopes timbrados/ Programa (oficial e social) / Certificado de participação/ Mapas de localização/ Convites/ Adesivos para veículos/ Cartões para mesa dos trabalhos)

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